World Health Summit, Coimbra 2018

19.04.2018 |

O Conselho Português para o Cérebro foi parceiro da Universidade de Coimbra e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na organização do World Health Summit, realizado em Coimbra nos dias 19 e 20 de abril de 2018, no qual participaram mais de 1200 delegados em representação de cerca de 40 países.

 

Durante três dias foram discutidos, em mais de 20 Workshops e quatro Sessões Plenárias, temas distribuídos por quatro tópicos principais: doenças infeciosas, equidade da saúde à escala global, desafios da inovação na saúde e educação biomédica num mundo em mudança, merecendo uma atenção muito especial a saúde e a assistência nos países com maiores dificuldades económicas.

O encontro permitiu, ainda, fortalecer relações com os nossos parceiros da CPLP e definir projetos de desenvolvimento no âmbito da M8 Alliance. Neste contexto, Portugal assinou dois protocolos Internacionais de Cooperação: um primeiro com o Fundo Global de Combate ao VIH, Tuberculose e Malária; um segundo com o Ministério da Saúde de Portugal e Cabo Verde, tendo como foco principal a Saúde Global dos Países Africanos.

Da participação do CPC sublinha-se a realização e apresentação, nas Sessões de Abertura e de Encerramento do Congresso, de um filme temático sobre a história da Medicina Portuguesa e do seu contributo para o enriquecimento da medicina no mundo, nomeadamente com criação de locais de assistência ao longo da costa africana, asiática e sul-americana, a acompanhar as explorações portuguesas dos séculos XV-XVIII, representando seguramente o primeiro esboço de rede hospitalar à escala global.

Merece, também, destaque o espaço expositivo organizado pelo CPC e pela Casa Museu Egas Moniz/CM de Estarreja, sobre a figura de Egas Moniz, bem como a exibição de um filme a evocar a sua Obra e Memória.

Espaço Expositivo sobre a História da Medicina com exibição de peças icónicas no Convento de São Francisco, nomeadamente peças raras do acervo museológico da Faculdade de Medicina e a Mesa da 1ª Angiografia Cerebral (1927, Egas Moniz), atualmente pertença do Museu da Saúde e um vídeo temático sobre o Nobel Português e a sua Técnica Universal da Angiografia Cerebral.

Elaboração do Filme “World Health Diaspora – a brief history of our Universal Legacy, including some contributions from Portugal”, sobre a História da Medicina Portuguesa projetada na História da Saúde Universal, com alusão à sua presença em Coimbra desde os primórdios (referência ao Convento de Santa Cruz, assim como aos vultos portugueses com repercussão na Medicina Universal) em colaboração com a Universidade de Coimbra (Faculdade de Medicina) e patrocinado pelo CPC.

https://www.worldhealthsummit.org