No dia 22 de julho celebra-se o Dia Mundial do Cérebro, por iniciativa da “World Federation of Neurology”, com o objetivo chamar a atenção da sociedade em geral, e também da classe política, sobre as questões relacionadas com o conhecimento e a saúde do Cérebro. O tema deste ano é “Brain Health for All” e reflete a preocupação de combater as assimetrias existentes na área da saúde, resultantes das desigualdades económicas, sociais e de educação bem conhecidas de todos.

Estas assimetrias são evidentes quando analisamos a distribuição de neurologistas a nível mundial: nos países de maior rendimento económico, o número por 100 000 habitantes é de sete, e nos países de baixo rendimento a relação é de um para um milhão de habitantes. E é precisamente nestes países que a prevalência de doenças neurológicas incapacitantes é maior e o acesso a meios e a medicamentos essenciais para o tratamento de muitas dessas doenças está comprometido.

Por proposta da WFN as campanhas a organizar nesta data serão desenvolvidas em torno de cinco temas essenciais, com o objetivo de melhorar este panorama: consciencialização sobre a importância do investimento na saúde do cérebro e sobre o papel da prevenção das doenças; sensibilização para o combate às desigualdades sociais e económicas; promoção da educação; garantia da acessibilidade aos recursos assistenciais.

Na Europa, as doenças cerebrais representam  cerca de um terço das afeções que envolvem os seus cidadãos, atingindo anualmente mais de 180 milhões de pessoas, com reflexos significativos na sua qualidade de vida e uma elevada taxa de mortalidade (15 milhões de mortes em 2016). Na União Europeia, onde a assistência e os meios disponíveis têm elevada qualidade, os custos associados a estas doenças aproximam-se, anualmente, do bilião de euros, a que acresce uma significativa redução da produtividade no trabalho.

O Conselho Português para o Cérebro (CPC) assume estas preocupações em estreita colaboração com o “European Brain Council” (EBC), procurando chamar a atenção para a necessidade de investir na sua investigação e no desenvolvimento de novas estratégias, tendo em vista prevenir e tratar as doenças do sistema nervoso, assegurando, deste modo, uma melhor qualidade de vida à população.

Lembrar e celebrar o Dia do Cérebro é mais uma oportunidade para alertar e reunir esforços que contribuam para o avanço do conhecimento, concorrendo, deste modo, para o avanço da ciência e para o nosso bem estar. Esta iniciativa da WFN deve ser abraçada por todos nós. Para bem do Cérebro!

 

Sessão Online - Dia Mundial do Cérebro

 

cartaz-2022